Schoenstatt - Santuário Tabor da Esperança

(61) 3302-2103

(61) 99828-9800

contato@schoenstattbrasilia.org.br

Artigos › 24/11/2018

Schoenstatt e o Ano do Leigo

A Igreja no Brasil, por incentivo da CNBB, instituiu este ano como o ANO DO LAICATO, conscientizando e aprofundando a vocação e a missão do leigo na Igreja e no mundo. No dia 25, solenidade de Cristo Rei do Universo, estará se encerrando. Foi um grande impulso a realização do objetivo geral do estudo e a prática do documento 105 da CNBB: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”.

“Precisamos de uma nova atitude espiritual do cristianismo e esta repousa na grande ideia, na grande verdade: Todos fomos enviados por Deus. Não só o sacerdote, mas também o leigo tem uma missão para todo o mundo, para a cristianização do mundo e do povo”, dizia o Pe. José Kentenich já em 1934. Seu pensar profético se mostra hoje atual e corresponde aos anseios da Igreja brasileira, que deseja formar leigos protagonistas em todos os setores da sociedade.

Como Movimento Apostólico de Schoenstatt e o Apostolado da Campanha da Mãe Peregrina foi promovido encontros de animação e conscientização da vocação e missão do leigo hoje por meio do material “Sal da terra e luz do mundo para uma nova terra mariana!” e a coletânea de pensamentos do Pe. Kentenich, com ações concretas para tornar realidade esta nova terra mariana no nosso dia a dia. Desse modo, milhares de grupos de missionários, famílias que recebem a visita da Imagem da Mãe Peregrina, nas suas comunidades e paróquia, os ramos do movimento e famílias desenvolveram este trabalho e se surpreenderam pela novidade e alegria em sua missão primordial na sociedade.

Esse chamado da Igreja e do nosso Fundador Padre José Kentenich, expressa a urgência pela construção de uma nova sociedade em nossa Pátria, um novo Brasil. Também expressa na dimensão mariana da nossa missão e na ação missionária de forma concreta e permanente. A medida em que construímos a nova terra mariana tornaremos realidade o que o Papa nos pede para sermos na Igreja o “Schoenstatt em saída!”. Estamos em saída para transformar o Brasil e o mundo em nova terra de Maria. E isto se dá pela renovação dos corações e pela solidariedade.

Que esse Ano do Laicato que termina, nos impulsione a vivencia de uma fé solida e prática, contribuindo, por meio da nossa espiritualidade, para a transformação da sociedade, a partir dos valores cristãos.

::Veja fotos do Ano do Leigo do Santuário no Flickr Tabor da Esperança::

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X