Rosário Luminoso no Santuário Tabor da Esperança

31 de outubro de 2020 – Encerramento do Mês do Rosário e das Missões. De modo bem especial, tivemos o Rosário Luminoso. Momento de louvor a Mãe de Deus, agradecendo por todas as graças recebidas.

Nesse mês de outubro celebramos a festa de Nsa. Sra. do Rosário. O nome Rosário vem da tradição de dar rosas e significa “coroa de rosas”. A primeira  parte da Ave Maria é a anunciação bíblica do anjo Gabriel e também nos remete ao Magnificat. O Santa Maria foi formado pela tradição popular por repetição de pequenas jaculatórias e foi aos poucos se tornando conhecida.

O Rosário é um saltério da beatíssima virgem Maria – modo piedosíssimo de oração e súplica a Deus. A oração do Santo Rosário foi formada ao longo do segundo milênio e foi estimulada pelo Magistério da Igreja. Em 1470, frade Alan Rupe, a pedido de Nsa. Sra. agrupa em 50 Ave Marias os mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos.

O Santo Rosário é Cristocêntrico, Eclesial, Simples, Contemplativo, Catequético e Criativo. Cristocêntrico porque apesar da fisiologia mariana é uma oração que concentra toda a vida de Cristo Jesus.

Eclesial porque foi aprovado pelo papa Pio V em 1569 e em 2002 o papa João Paulo II incluiu os mistérios da vida pública de Cristo – do batismo à paixão –  e são chamados luminosos por que Cristo disse: “enquanto estou no mundo sou a luz do mundo”.

Simples por que na idade média, aqueles que não sabiam ler o  livro dos Salmos repetiam a saudação angélica 150 vezes, a mesma quantidade que são os salmos de Davi – com meditações da vida do Nosso Senhor Jesus Cristo por não saberem ler o evangelho. Atualmente é uma forma universal de oração e piedade mariana – desde a mais simples paróquia até as grandes catedrais.

O rosário é uma oração contemplativa, pois nos ensina a penetrar nos mistérios de Cristo, sua vida humana e divina, pelos olhos de Maria, sua mãe. Contemplar é analisar em partes. Por isso temos o evangelho segregado nos mistérios.

É catequetico por que mediante o rosário o povo frequenta a Escola de Maria para contemplar a beleza do rosto de Cristo. A oração do terço faz conhecer mais sobre seu filho e mostra a obra do Espírito Santo na vida dela. O rosário é um resumo do Evangelho salvífico.

Por fim, o elemento criativo do santo rosário é mostrar a nossa vida como a de Cristo, momentos de alegrias, sofrimentos e vitórias. Assim nos obriga a comparar nossa vida à vida de Cristo: o que Cristo faria se estivesse no meu lugar? E nos leva a querer ser como Cristo.

Disse o Papa João Paulo II : “quem difunde o Rosário – salva-se!

No sábado, contemplamos os mistérios gozosos – a infância de Jesus.

Deus nos amou tanto que assumiu a condição humana para fazer parte de nossa história, como homem Deus. Maria em sua magnanimidade abriu-se para ser instrumento de Deus nesse grande mistério.

Contemplaremos os  mistérios nesta noite acendendo um luz por vez, com a primeira parte do Pai nosso ou Ave Maria rezado pela pessoa que a acendeu e a segunda parte da oração será rezada pelo povo de Deus.

Por Luís Cláudio e Sirlei

By |2020-11-02T13:24:14-03:0002/11/2020|Notícias Tabor da Esperança|0 Comments
X