“Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39)

Juventude, essa é tua hora!

Ariel Stival – Hoje, dia 12 de agosto, é celebrado anualmente o Dia Internacional da Juventude. O principal objetivo desta data é focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta.

O Dia Internacional da Juventude foi criado, originalmente, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, como consequência da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa, Portugal. Mas, por que estamos falando sobre isso?

Se você é jovem, é católico e leu “Lisboa-Portugal”, alguma coisa veio à sua mente, não é mesmo?

A Jornada Mundial da Juventude se aproxima!

Em 2018 tivemos um importante anúncio do Santo Padre: “A próxima edição internacional da JMJ será em Lisboa”, e para esta etapa da peregrinação dos jovens “escolhi como tema: ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente (Lc 1, 39)”. Em seguida o Papa faz um apelo: “para os dois anos precedentes convido todos a meditar sobre os versículos: Jovem, eu te digo: levanta-te” (cf. Lc 7, 14 e Christus vivit 20) e ‘Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!’ (At 26, 16).

A próxima Jornada Mundial da Juventude foi adiada, durante e por causa da pandemia, para 2023. Para nós, brasileiros, essa é uma grande oportunidade de vivenciarmos esse momento. Temos ainda dois anos para nos organizarmos e irmos para Lisboa em Portugal, aproveitando que o país possui a mesma língua oficial que o Brasil, e vivenciar momentos marcantes de fé.

Mas afinal o que é a JMJ?

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.

Desde a primeira edição, que se realizou na cidade de Roma em 1986, a Jornada Mundial da Juventude tem se evidenciado como um laboratório de fé, um lugar de nascimento de vocações ao matrimônio e à vida Consagrada e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja.

Visa proporcionar a todos os participantes uma experiência de Igreja universal, fomentando o encontro pessoal com Jesus Cristo. É um novo impulso à fé, à esperança e à caridade de toda a comunidade do país de acolhimento. Tendo os jovens como protagonistas, a Jornada Mundial da Juventude procura também promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo.

Uma inspiração para a juventude

Hoje celebramos o dia de um grande herói de Schoenstatt, exemplo para a juventude, o Beato Carlos Leisner. No início dos seus estudos teológicos Carlos escreve “Cristo, tu me chamas, eu digo, humilde e decidido: Eis-me aqui, envia-me”. Ele, que trabalhou tanto com os jovens e, como Maria, “levantou-se e partiu apressadamente” para servir, acompanhe a toda a Juventude de Schoenstatt na preparação para a próxima JMJ. A exemplo de Leisner devemos dizer decididamente: “Eis-me aqui, envia-me”.

Jovens, “vocês são o hoje da Igreja! A Igreja precisa de vocês para ser plenamente ela mesma. Somente caminhando juntos seremos verdadeiramente fortes. Com Cristo, Pão da Vida que nos dá força para o caminho, levemos a luz do seu fogo para as noites deste mundo” (Papa Francisco para os jovens em 2018).

Neste Dia Internacional da Juventude queremos nos preparar e rezar pela JMJ Lisboa 2023:

Oração Oficial da JMJ Lisboa

“Nossa Senhora da Visitação, que partistes apressadamente para a montanha ao encontro de Isabel, fazei-nos partir também ao encontro de tantos que nos esperam para lhes levarmos o Evangelho vivo: Jesus Cristo, vosso Filho e nosso Senhor! Iremos apressadamente, sem distração nem demora, antes com prontidão e alegria. Iremos serenamente, pois quem leva Cristo leva a paz, e o bem-fazer é o melhor bem-estar. Nossa Senhora da Visitação, com a vossa inspiração, esta Jornada Mundial da Juventude será a celebração mútua do Cristo que levamos, como Vós outrora. Fazei que ela seja ocasião de testemunho e partilha, convivência e ação de graças, procurando cada um o outro que sempre espera. Convosco continuaremos este caminho de encontro, para que o nosso mundo se reencontre também, na fraternidade, na justiça e na paz. Ajudai-nos, Nossa Senhora da Visitação, a levar Cristo a todos, obedecendo ao Pai, no amor do Espírito!”

 

*Para Maiores informações sobre a JMJ acesse o site oficial: https://www.lisboa2023.org/pt/

Fonte: Schoenstatt.org.br

By |2021-08-12T12:15:27-03:0012/08/2021|Artigos, Notícias gerais|0 Comments
X