Mãe Peregrina: um encontro especial em Brasília/DF

Visita da Imagem da Mãe Peregrina Auxiliar na Capela São Rafael

Zeuni Paraizo Magalhães/ Juliana Dorigo– Com o desejo ardente de levar a imagem de Maria com seu filho Jesus ao encontro das famílias, a Capela São Rafael, do Vicariato Leste da Arquidiocese de Brasília/DF, recebeu a imagem da Mãe Peregrina Auxiliar, onde permaneceu entre os dias 14 até 19 de maio. A visita da imagem faz parte da programação especial da Arquidiocese para o mês de maio.

A Imagem da Mãe de Deus chegou com a carreata com a comunidade da Capela São Pio, enquanto os devotos aguardavam reunidos em oração para recebê-la. “Receber a Mãe Rainha na Capela São Rafael foi uma grade benção”, conta Denilma Silva da Cruz. Ivo Gerson Machado ressalta o esforço de todos para realizar esse momento especial “Bonito foi ver o esforço de todos os membros de Pastorais, para que tudo saísse da melhor maneira possível”.

Foram dias de muita oração e de formação, a comunidade aproveitou o momento especial para realizar os estudos do Roteiro de Encontros “Minha família: terra maravilhosa”. O primeiro encontro aconteceu após a Santa Missa que foi presidida pelo Pe. Thaisson Santarem. A Flávia Escobar Barbosa participou do encontro e contou sobre a sua experiência: “Para nós da liturgia foi muito gratificante poder vivenciar esses encontros com a Mãe Peregrina, pois nos traz a importância de colocar o amor de Deus e de Maria para serem o fundamento de nossas famílias”.

Comunidade participativa

No dia seguinte, com o tema: “Minha família: lugar da escuta da Palavra de Deus”, a comunidade realizou o segundo encontro. A programação do dia teve início pela manhã com a meditação do Terço. Em seguida, aconteceu a formação. “Foi lindo de ver a comunidade tão participativa, pois os temas são simples de entender e muito profundos para reflexão”, diz Anderson Borges de Almeida.

Seguindo com a programação, no terceiro encontro a comunidade trabalhou o tema “Minha família: casa do Pão” seguido do Louvor Mariano. “Me senti tocada profundamente. É lindo saber que a Mãe nos ouve e intercede por nós, mesmo quando não sabemos como pedir”, comenta Edinete Araújo. O dia encerrou com a Santa Missa.

Louvor Mariano

No quarto encontro, com o tema: “Minha família: casa do amor”, a comunidade pode fazer uma reflexão sobre a caridade. O coordenador do Escola de Evangelização para Casais (EEC), Antônio Lola Pinho, relata: “Fui tomado de uma grande emoção em preparar juntos com nossos casais o quarto encontro, sentimos fortemente a presença da Mãe e Rainha de forma profunda e silenciosa, levando-nos a vivenciar em nossas famílias o pilar da caridade”. 

Dando continuidade as atividades, o quinto encontro teve como tema: “Minha família: porta aberta para a missão”, e aconteceu após a missa com a renovação da Aliança de Amor, que foi presidida pelo Pe. Silas César dos Reis. Em sua homília o sacerdote ressaltou a importância de Maria na vida de todos e agradeceu os missionários. “Somos gratos a vocês pela missão de levar Maria a tantos lares e famílias ajudando assim na evangelização e conversão de muitos”.

A família é um Santuário

No último encontro, a comunidade fez uma reflexão sobre o tema: “Minha família: Santuário de Deus”. Luzilene Roberta da Silva ressalta que durante os encontros foi possível experimentar a força e a importância de estar unidos em comunidade. “Cada encontro nos levou a redescobrir os valores que as vezes são esquecidos ou ofuscados pelo mundo. A exemplo da Mãe de Deus, continuaremos no desejo que nossas famílias sejam cada vez mais um Santuário de graças”.

Ao final do último encontro, a comunidade se despediu a Imagem da Mãe Peregrina Auxiliar. Foram 06 dias de oração na companhia da Mãe de Deus. “Foi um presente de Deus, trouxe mais unidade para a nossa comunidade, transformando-nos em verdadeiros santuários de Deus”, finaliza, Helena Nunes.

Fonte: Schoenstatt.org.br

X