Mãe Peregrina em missão na Arquidiocese de Brasília/DF

Visita da Imagem da Mãe Peregrina Auxiliar na Capela São Francisco

Silvania Rodrigues Correia Feitosa – Um verdadeiro cenáculo! Assim pode ser descrito a semana da Mãe Peregrina Auxiliar na Capela São Francisco, do vicariato Leste, da Arquidiocese de Brasília/DF. A imagem da Mãe de Deus permaneceu com a comunidade de (20/05) a (25/05). A Peregrinação faz parte da programação especial do mês de maio da Arquidiocese.

Com a iniciativa do Pe. Thaison Santarém, desde o primeiro dia do mês de maio, a Imagem da Mãe Peregrina Auxiliar está visitando todas as capelas que pertencem a paróquia São Miguel Arcanjo, do Recanto das Emas. Após passar pelas capelas de Nossa senhora das Graças, São Pio, São Rafael e por último na Capela São Francisco.

“A chegada da Mãe Peregrina foi emocionante, recebê-la me encheu de alegria, é muito bom estar na presença da Mãe de Deus e de toda a comunidade reunida e louvando a Nossa Senhora e seu filho Jesus”, diz Kennya da Silveira Cabral Bomfim.

Minha família: terra maravilhosa

No primeiro dia, a comunidade se reuniu na Capela para rezar o Terço e a adoração ao Santíssimo Sacramento, para receber a Mãe Peregrina, que chegou em carreata. Em seguida, realizaram o primeiro encontro do Roteiro do Ano “Minha família: terra maravilhosa”.

No dia seguinte, a comunidade de Vida Cenáculo com Maria José acolheu a Imagem da Mãe de Deus, junto com o grupo do Terço dos Homens. Em comunhão com a comunidade, realizaram o segundo encontro com o tema “Minha família: lugar da escuta da Palavra de Deus”, encerrando com a adoração ao Santíssimo.

No sábado, dia da vigília de Pentecostes, a comunidade preparou uma vigília, que teve início com a Santa Missa que foi presidida pelo Pe. Thaison. Em seguida, a procissão luminosa pelas ruas ao redor da Capela, com o Espírito Santo e a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, e seguiu até a comunidade Cenáculo com Maria e José, onde aconteceu o terceiro encontro, “Minha família casa do Pão”.

“Lindo ver a devoção a Nossa Senhora e a São José! Fiquei tocada também com o segundo encontro que falou sobre a Palavra. Despertou-me a ser também palavra vivida na minha família”, relata Adriana Roza da Silva.

Pentecostes

No domingo de Pentecostes, foi a vez da juventude da comunidade realizar a meditação do quarto encontro, “Minha família: casa do amor”, conduzindo também o Louvor Mariano, um verdadeiro convite para experimentar o Pentecostes com a oração, louvor e homenagem a nossa Mãe e Rainha.

“Estar com a Mãe Peregrina no dia de Pentecostes nos traz o cenáculo vivido com os Apóstolos. O Espírito Santo se fez presente, mais uma vez, derramando o dom da Caridade sobre todos os que acompanham a visita da nossa querida Mãe de Deus”, ressalta Evandro Ferreira Alves.

Ângela Maria de Arruda Venero, comenta: “Fiquei maravilhada com os jovens cantando, louvando a Deus e a Nossa Senhora.  Fazer parte deste momento único é muita graça, pois me senti escolhida para vivenciar tanta espiritualidade. (…) Me senti iluminada pelo Espírito Santo, renovada para continuar rezando pela minha família com amor, paciência e confiança”.

Chamados a missão

Seguindo com a programação, a comunidade participou do quinto encontro com o tema: “Minha família: porta aberta para a missão”, onde foi trabalhado o pilar da Ação Missionária, ensinando as famílias a estar de coração e portas abertas para a missão ao chamado de Jesus: “Fui eu que vos escolhi e vos enviei para produzirdes frutos” (Jo 15,16).

Leydianne Paiva Lima conduziu o encontro e relata: “Foi um desafio maravilhoso, senti –me conduzida pelo Espírito Santo.  Depois que finalizei o encontro, senti em meu coração a certeza de que fiz o meu melhor. (…) Senti Nossa Senhora me conduzindo me acalentando no seu colo”.

“A visita da mãe peregrina veio trazer mais alegria a nossa capela, e para mim em especial, foram dias especiais de muitas orações e aprendizado”, diz Sebastião Silvestre Ferreira Neto.

Vivência de encerramento

No último dia, já com um “gostinho” de saudade, aconteceu a vivência de encerramento “Minha família: Santuário de Deus”. Um momento emocionante onde todos puderam depositar suas intenções e fotos das famílias no Capital de Graças. A Imagem da Mãe Peregrina Auxiliar seguiu para a Paróquia São Miguel Arcanjo para o encerramento do mês mariano.

Fonte: Schoenstatt.org.br

X