Schoenstatt - Santuário Tabor da Esperança

(61) 3302-2103

(61) 99828-9800

contato@schoenstattbrasilia.org.br

Família, a “Igreja doméstica”

A Igreja é Mãe que gera, educa e edifica a família cristã, revelando-lhe sua verdadeira identidade, o que ela é e deve ser segundo o desígnio de Deus. A Exortação Apostólica Familiaris Consortio, de São João Paulo II, revela aos cônjuges a beleza e a grandeza da vocação matrimonial.

O sacramento do matrimônio habilita os cônjuges a viver a sua vocação, ordenando suas realidades temporais na conquista do Reino de Deus. A família, através do sacramento, participa no mistério da Igreja, no qual é chamada a transmitir o amor de Cristo como “igreja doméstica”.

A família cristã, símbolo e testemunho da maternidade da Igreja, coloca-se a serviço com o seu modo próprio e original de ser e agir, enquanto comunidade íntima de vida e de amor. Os pais e os filhos formam um só coração e uma só alma, expressão da Santíssima Trindade, constituindo-se sinal e lugar da aliança de amor entre Deus e os homens.

É desígnio de Deus que a família, igreja doméstica, através das realidades cotidianas da vida conjugal e familiar seja santificada, tornando-se um sinal luminoso da presença de Cristo e do Seu amor redentor.

A ideia da igreja doméstica sempre esteve presente no coração do Pe. Kentenich, por isso, quando as famílias expressam o desejo de fazer de seus lares uma escola de educação, onde Maria atua como Mãe e Educadora, deu seu pleno consentimento. Desta experiência nasce o Santuário Lar, local celebrativo da família.

O Santuário Lar prepara e prolonga em casa o culto celebrado na Igreja. O empenho cotidiano da família em promover uma autêntica comunidade de pessoas, insere a Igreja na dimensão doméstica, a partir de um estilo de vida fraterno e pela celebração dos tempos e das festividades do ano litúrgico.

Maria, Mãe de Cristo e da Igreja, é de modo especial, a Mãe das famílias cristãs e, portanto, da igreja doméstica. A autêntica devoção mariana alimenta a comunhão de amor da família e desenvolve a espiritualidade conjugal e familiar através de autênticos costumes cristãos.

A família, a igreja no pequeno, é uma escola de permanente educação na fé. A vida diária se transforma, pela oração, em sacrifício espiritual agradável a Deus. É missão familiar formar os filhos para a vida, de modo que cada um realize plenamente a vocação recebida de Deus no Batismo, desenvolvendo e cultivando o carisma próprio, colaborando para a redenção do mundo.

Silvio e Eroni Dala Rosa – Instituto de Famílias

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X