Encontro de Dirigentes e Membros da Liga de Famílias de Schoenstatt 2021

Encontro de Dirigentes e Membros da Liga de Famílias 2021

No dia 17/04 foi realizado o Encontro de Dirigentes e Membros da Liga de Famílias 2021, Regional Sudeste. Em razão das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o encontro aconteceu no formato de live, transmitido ao vivo pelo YouTube.

A apresentação ficou a cargo do casal Ester e Diniz, que direto do Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa do Pai, na Vila Mariana, deram dinamismo e fluidez aos quadros entre as palestras.

Falando em palestras, o Padre Marcelo Aravena, assessor da Liga de Famílias do Regional Sudeste, iniciou os trabalhos falando sobre o lema do ano de Schoenstatt: “Família Tabor, transfigura hoje a realidade!” Em suas primeiras palavras disse que o lema nos “convida a dar o melhor de nós” e não deixou de valorizar o trabalho dos dirigentes de grupos. Após falar sobre os desafios e alegrias que recebeu do questionário enviado pelos grupos, nos exortou, dizendo que só será possível transformar a realidade ao nosso redor a partir dos nossos Santuários Lares, tendo São José como nosso guia e intercessor.

Um momento de oração foi conduzido pela Família de Schoenstatt vinculada ao Santuário Tabor da Morada da Alegria Vitoriosa, em Araraquara. Diante do Santíssimo e de seus Santuários Lares, rezaram pelas famílias e pelo sucesso do encontro. Ao final, a Ester pediu orações também pelas famílias acometidas pela Covid-19.

Na sequência foi a vez do Casal Adriano e Alessandra, do RJ, nos apresentarem, com riqueza de detalhes, o site que o Vaticano preparou especialmente para o ano da família: www.laityfamilylife.va. Vale a pena conferir!

A próxima palestra foi realizada pelo casal André e Alessandra, de SP, que falam sobre a exortação apostólica Amoris Laetitia, fazendo um paralelo com a Pedagogia Mariana do Matrimônio, do Pé. José Kentenich. Ao final,  fomos convidados rezar juntos:

“Mãe, faz que Cristo brilhe em nós com maior claridade, une-nos em santa comunidade sempre prontos para cada sacrifício, como o exige a nossa santa missão. Amém!”

A última palestra foi ministrada pelo casal Lionel e Silvana, de Campinas, que “receberam com muita alegria a missão de nos falar sobre São José.” E compartilharam conosco dessa alegria ao nos levar a conhecer a pessoa e a vida de São José de forma tão pessoal, indo do Gênesis aos Evangelhos. Finalizaram nos motivando a “ter a força, coragem, atitude de fidelidade, de confiança e de esperança de São José”.

Após uma pausa para o jantar, os participantes foram conduzidos para um trabalho em grupo por meio da plataforma Google Meet. Lá foram motivados a responder a seguinte questão: “De que forma concreta podemos dar vida ao lema do ano considerando atentamente as motivações que nos chegam a partir das iniciativas do Papa Francisco, do Ano da Família e do Ano de São José?”

Os grupos se reuniram e ao retornar para a live os moderadores apresentaram o que foi discutido, com destaque para as seguintes propostas:

– Devemos nos apegar às ferramentas que Schoenstatt nos dá para enfrentar nossos desafios: Aliança de Amor, Santuário Lar e Capital de Graças;

– Temos a necessidade de, a partir do nosso carisma, nos aprofundar no apostolado em nossas paróquias, difundindo o Movimento em nossas ações;

– Temos a obrigação de buscar o acolhimento ao próximo com coragem, ainda mais nesse momento. Assimilar e por em prática as atitudes de São José, indo ao encontro do outro. Integrar jovens casais, sejam da família ou da paróquia, expandindo o carisma schoenstattiano;

– Enquanto dirigentes, manter nossos grupos motivados, com criatividade e acolhimento, buscando nos conteúdos disponibilizados, subsídios para manutenção do vínculo existente entre nós, não permitindo que a distância nos afaste espiritualmente;

E para coroar esse dia de grande aprendizado, encerramos com um lindo momento de adoração ao Santíssimo. Ali cada casal pôde deixar aos pés do Senhor suas intenções e contribuições ao Capital de Graças!

Por Sérgio Gonçalves
Liga de Famílias de Schoenstatt
Santuário Tabor da Liberdade – BH/MG

 

X