Domingo de Ramos no Santuário Tabor da Esperança

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.

Ao iniciamos a Semana Santa,  Deus nos dá oportunidade de sermos melhores em nossas vidas, pois dela nascerá algo novo que já sabíamos: é a Páscoa do Senhor que vence a morte! Da cruz e faz brotar nova vida! O bom Deus espera que nós despertemos, para que as alegrias pascais sejam uma realidade para nós!

Entrada “solene” de Jesus em Jerusalém

A entrada “solene” de Jesus em Jerusalém foi um prelúdio de Suas dores e humilhações. Aquela mesma multidão que O homenageou, motivada por Seus milagres, agora vira as costas a Ele e muitos pedem a Sua morte. Jesus, que conhecia o coração dos homens, não estava iludido. Quanta falsidade há nas atitudes de certas pessoas! Quantas lições nos deixam esse Domingo de Ramos!

O Mestre nos ensina, com fatos e exemplos, que o Reino d’Ele, de fato, não é deste mundo. Que Ele não veio para derrubar César e Pilatos, mas para derrubar um inimigo muito pior e invisível: o pecado. E para isso é preciso imolar-se, aceitar a Paixão, passar pela morte para destruir a morte; perder a vida para ganhá-la. A muitos o Senhor Jesus decepcionou; pensavam que Ele fosse escorraçar Pilatos e reimplantar o reinado de Davi e Salomão em Israel; mas Ele vem montado em um jumentinho frágil e pobre.

Os ramos lembram nosso batismo

Esses ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Os ramos santos nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica, especialmente nestes tempos difíceis em que essa é desvalorizada e espezinhada.

Podemos também viver de forma muito especial o Domingo de Ramos,  em suas casas. Como sinal de nossa esperança coloque na porta de de casa um ramo verde, que nos lembra, na Sagrada Escritura, a confiança da família no poder de Deus. O ramo de palmeira, usado nas celebrações, é sinal da vitória de Jesus. Ele é rei e triunfa sobre todo o mal. Anunciemos que seguimos a Jesus e acreditamos em sua vitória.

E juntos participarmos esse momento todos juntos, unidos na mesma fé e alegria do Cristo que veio para nós salvar. 

 

 

 

Veja a programação da Semana Santa no Santuário Tabor da Esperança

By |2021-04-05T09:06:51-03:0027/03/2021|Notícias Tabor da Esperança|0 Comments
X