Dia Internacional da Juventude

O Dia Internacional da Juventude é celebrado anualmente em 12 de agosto e o seu principal objetivo é focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta.

O Movimento de Schoenstatt também tem essa preocupação com a juventude e é por isso que ele busca gerar o amor de Cristo no coração de cada um desses jovens, incentivar cada um deles a cultivarem a auto-educação e protagonismo. Os maiores exemplos disso são os Ramos da Juventude Masculina e Juventude Feminina de Schoenstatt, que se fazem muito presente no diversos Santuários espalhados pelo mundo e que são uma parte importante do movimento de Schoenstatt.

Trazendo um pouco de referência histórica do Movimento, o Jumas tem como um exemplo de personalidade jovem para se espelhar, o herói de Schoenstatt José Engling, que como soldado na Primeira Guerra Mundial, deu seu testemunho de como a santidade pode ser vivida em ambientes totalmente adversos. Continuou, ali, seu esforço pela santificação e viveu fielmente a Aliança de Amor pelas contribuições ao Capital de Graças mesmo em meio a guerra. Seu diário relata o heroísmo de uma vida entregue a Deus sob o cuidado e proteção de Maria.

Nos campos de batalha, em meios às trincheiras, foi de fato ‘tudo para todos’, sempre servindo seus companheiros e os demais que encontrava, e também ‘propriedade especial de Maria’, como um filho fiel à Mãe de Deus. Seu Ideal Pessoal – “Ser tudo para todos e propriedade especial de Maria” – é um exemplo para todos o jovem do Jumas, de como alguém, mesmo sendo jovem, pode fazer uma grande diferença na sociedade.

Tendo esse exemplo como motivação, a juventude Masculina não se deixa parar por nada, nem mesmo por uma pandemia mundial pode parar a chama de Deus que arde no coração de cada um dos integrantes desse movimento. Por causa disso, o Jumas do Santuário Tabor da Esperança está com alguns projetos que estão sendo realizados mensalmente, sendo os principais: Terço da juventude (primeiro domingo do mês às 18h), santo Rosário/adoração em latim e outros idiomas todo dia (18 às 20h) e um evento com palestras todo último sábado do mês que começa às 17h30 (o conhecido JumasTalks), tudo isso é aberto para todas as pessoas. Para o próximo JumasTalks já temos até confirmado o Padre e Doutor, professor da Universidade de Brasília (UnB), Scott Randell Paine, que ministrará uma palestra com o tema “Somos as únicas criaturas de Deus com intelecto e vontade?”.

Para quem quiser fazer parte da Juventude Masculina de Schoenstatt ou saber um pouco mais sobre ela, por favor, entre em contato com a gente pelo nosso Instagram @Jumasbrasilia. Será um prazer. A Juventude Feminina também está disponível e receberia com prazer novos integrantes. A Jufem também está disposta a falar mais sobre ela e o movimento, caso queira falar com elas entrem em contato pelo Instagram que é “jufembrasilia”. Então, caso fique interessado, não se esqueçam de entrar em contato conosco.

Por Pedro Henrique (JUMAS)

By |2020-08-07T10:26:47-03:0007/08/2020|Juventude Feminina, Juventude Masculina|0 Comments
X