Schoenstatt - Santuário Tabor da Esperança

(61) 3302-2103

(61) 99828-9800

contato@schoenstattbrasilia.org.br

Notícias gerais › 26/06/2020

Cristo, nosso grande estilo de vida

Cristo meu estilo de vida! Mas vejamos esse estilo de vida como Cristo o deseja de nós.

O que Cristo exige de suas imagens, de suas cópias, de seus reflexos? Eu poderia dizê-lo com uma só palavra: pedagogia do ideal! E o que é pedagogia do ideal? É, acima de tudo, pedagogia de atitude e não pedagogia de exercícios.

Devemos revestir-nos de Cristo não só de acordo com o ser, mas também de acordo com o espírito. Deveis perceber, deveis fazer, pensar e sentir interiormente como Cristo pensou e sentiu (Fil 2,5). Tudo procede do coração. Conhecemos o protesto de Jesus contra o farisaísmo. O exterior não significa muito; do coração procedem os adultérios, os homicídios (cf. Mc 7,21ss.); por isso: pedagogia de atitude! Jesus não aponta em primeiro lugar para as práticas, Ele quer, antes de tudo, a mudança de atitude. De fato, Ele sabe que o ser um com Ele na atitude, deve ser também um ser um com Ele nos atos. Onde a atitude for cultivada, não se mentirá; todos os mandamentos serão fielmente observados. É este o estilo de vida: ser Cristo, apropriar-se total e continuamente da atitude de Cristo.

Mas nunca devemos esquecer que a lição clássica e concreta para o outro Cristo é a outra Maria. Vemos a Mãe de Deus como aquela que é formada em Cristo e que forma Cristo. Vemos Cristo como Ele tomou forma e figura em sua Mãe.

 

Trecho da palestra do Pe. José Kentenich
Congresso em 1946, citado em Cristo minha Vida

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X