Consagração Secular

A vida consagrada presente no mundo, expressa-se com a profissão dos conselhos evangélicos. A via dos conselhos evangélicos, de fato, é encaminhada a esta forma de vida que orienta a fazer do próprio ser e da própria identidade batismal uma oferta para o serviço e a honra de Deus. A exortação Apostólica Vita Consecrata evidencia que ela é um dom de Deus (cf.VC. 1) e tem seu fundamento evangélico na relação especial que Jesus estabeleceu na sua existência terrestre com alguns de seus discípulos, convidando-os não só a acolher o Reino de Deus na própria vida, mas a colocar a própria existência ao serviço desta causa, deixando tudo e imitando sua forma de vida. Assumir tal forma de vida é possível só na base de uma vocação específica e em força de um peculiar dom do Espírito. Este dom especial de Cristo, em cuja origem está sempre a iniciativa do Pai tem, portanto, uma conotação essencialmente cristológica e pneumatológica, expressando assim, de modo particularmente vivo, o caráter trinitário da vida cristã, da qual antecipa, de alguma forma, a realização escatológica à qual toda a Igreja tende (cf. VC, 14). A consagração secular, portanto, é uma forma de vida consagrada no sentido pleno e total. Não é de forma alguma algo no meio do caminho entre a consagração religiosa e a consagração batismal. O membro do Instituto secular é chamado a ser luz e sal da terra, no ambiente em que vive, trabalha e evangeliza.

Em Schoenstatt existem 6 Institutos Seculares.

Irmãs de Maria de Schoenstatt

O Instituto Secular das Irmãs de Maria está presente em todos os continentes. As Irmãs vivem em comunidade ou em postos externos, usando ou não o traje uniforme, segundo as exigências do apostolado. Um grupo de Irmãs se dedica à vida contemplativa, a fim de assegurar um frutuoso empenho apostólico do Instituto, da Obra de Schoenstatt e de toda Santa Igreja.

As Irmãs são enviadas ao mundo, para levar Cristo e anunciá-lo, pelo testemunho de sua doação total a Deus e ao próximo, como presença viva de Maria.

Numa consagração à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, e, por Ela, à Santíssima Trindade, as Irmãs empenham suas forças no serviço à Igreja, para edificar o Reino de Cristo no mundo. Procuram seguir o exemplo do Fundador, Padre José Kentenich, cuja vida se resume nas palavras gravadas em seu túmulo: Dilexit Ecclesiam – Ele amou a Igreja.

Em Brasília-DF, as Irmãs de Maria de Schoenstatt atuam junto ao Santuário Tabor da Esperança, no Movimento Apostólico de Schoenstatt.

 

X