2º Encontro da Liga de Famílias de Schoenstatt – Santuário Tabor da Esperança Brasília/DF

No dia 21 de novembro foi realizado, no Santuário Tabor da Esperança, o 2º Encontro presencial da Liga de Famílias de Schoenstatt, com a presença de 24 Famílias, entre participantes da LFS e convidados, num total de 78 pessoas, das quais 30 eram crianças.

Como palestrante, a Liga de Famílias teve a graça de contar com a presença do Diretor do Movimento Apostólico de Schoenstatt para o regional Sudeste, Padre Marcelo Pablo Aravena Gutierrez, foram momentos preciosos que a LFS pode desfrutar e beber dessa fonte de sabedoria.

A preparação do Encontro foi um grande desafio para o Santuário e para os organizadores, considerando-se ainda a condição sanitária existente em todo o país. Todos os protocolos foram observados para manter a higiene e a segurança dos participantes.

Integrantes dos Ramos da Juventude Masculina de Schoenstatt (JUMAS) e Juventude Feminina de Schoenstatt (JUFEM) ficaram responsáveis pelas atividades dos maiores tesouros das famílias, os filhos e filhas, durante as palestras e a vivência.

O Encontro começou às 8h30 com a oração inicial e a 1ª palestra às 9h, com o tema “Como Subir ao Tabor”, aonde o ilustre palestrante explorou a riqueza e a importância do “AMOR e do DIÁLOGO”, que sustentam o casal e a vida matrimonial.

Em suas sábias palavras o nosso querido sacerdote schoenstattiano nos diz: “insista no diálogo, porque o casal que não dialoga tem câncer terminal”, isto é assustador, mas se houver uma conscientização e um entendimento da profundidade dessas palavras e a prática desses ensinamentos pelos casais, o matrimônio será duradouro, pois as bases serão construídas sobre a rocha firme.

Os ensinamentos do Padre Marcelo mostraram que o Movimento Apostólico de Schoenstatt quer despertar na família o espírito apostólico de renovação da Igreja e do ser humano e também que a Liga de Famílias forma uma comunidade de oração e de vida familiar, aonde os casais se esforçam pela santidade matrimonial. E que o centro da espiritualidade schoenstattiana é a Aliança de Amor selada com Nossa Senhora, Mãe de Deus. Essa Aliança de Amor é uma entrega total à Maria, permitindo que ela nos eduque para a missão.

Às 10h30 as famílias participaram da santa Missa da Solenidade de nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, na tenda maior, presidida pelo Padre Marcelo. Foi um momento muito especial que transportou a todos os fieis para um crescimento espiritual, pessoal e como casal.

Houve uma breve parada para o almoço que, modéstia à parte, estava uma delícia. Foi preparado com muito carinho por um grupo de culinária especializada e todos puderam desfrutar com alegria. Após o almoço as famílias tiveram a oportunidade de explorar as belezas do Centro Missionário e o próprio Santuário, que é o centro da espiritualidade desse local de graças.

Retomando as atividades às 13h15 o Padre Marcelo coordenou, com muita habilidade, uma atividade de recreação aonde todos os casais puderam compartilhar momentos de descontração e integração entre os participantes. Foi um momento muito rico vivenciado pelos casais, que responderam à altura e participaram ativamente da proposta.

Às 13h40 começou a 2ª palestra com o tema “Como viver hoje o Tabor da Esperança na Família”. Muitas respostas foram dadas para um verdadeiro entendimento de como vencer os desafios advindos com a pandemia, e como subir juntos o Monte Tabor para ver o Cristo transfigurado, Fonte de toda a esperança pois venceu o pecado e a morte.

Subir o Tabor, para a Liga de Famílias, significa formar a família na força da Aliança de Amor de uma forma moderna, aprender a evangelizar no mundo nos locais aonde se vive, com todas as ferramentas que se tem disponível. Não se pode fugir do mundo, ao contrário, é preciso evangelizar o mundo.

Padre Marcelo falou também sobre a iniciativa que deu início à criação do CIEES (Comunidade Internacional de Executivos e Empresários de Schoenstatt), que tem por finalidade levar Deus ao mundo do trabalho.

O 1º Congresso da CIEES foi realizado em Atibaia no ano 2020.

Na última parte do Encontro, por volta de 14h30, foi realizada uma vivência (momento do casal) aonde foram entregues para todos os participantes, dois textos, um com o tema: “Amar a Jesus Cristo” e o outro com o tema: “O Espírito da Sagrada Família”.

Todos deveriam ler e escolher um dos textos apenas, e responder as perguntas para reflexão que estavam no final das leituras.

Os participantes tiveram 15 min para fazer as leituras e as reflexões, como casal. Após isso os casais puderam partilhar para todos, as suas reflexões e experiências, sempre muito enriquecedoras, sob supervisão do palestrante.

Encerrando o Encontro todos se deslocaram para o Santuário aonde o Padre Marcelo fez uma oração de encerramento e deu a benção do envio apostólico para todos os presentes.

O 2º Encontro da Liga de Famílias do Santuário Tabor da Esperança superou as expectativas dos Dirigentes, do Diretor Regional e das Irmãs de Schoenstatt locais, pela seriedade e tranquilidade com que o evento transcorreu, pela sabedoria do palestrante e pelo envolvimento de todos os casais que participaram.

Obrigado Padre Marcelo, a sua presença abrilhantou o nosso Encontro e realmente nos transportou ao Monte Tabor, aonde pudemos viver um pouquinho da experiência da Transfiguração!

“NOS CUM PROLE PIA, BENEDICAT VIRGO MARIA!”

Joanes Gregoratto e Ane

Liga de Famílias de Schoenstatt

X