Schoenstatt - Santuário Tabor da Esperança

(61) 3302-2103

(61) 99828-9800

contato@schoenstattbrasilia.org.br

Notícias gerais › 05/06/2019

11 passos para ir à Missa com crianças

Quem tem filhos pequenos e arteiros sabe: ir à Missa com eles é um grande desafio.

A maratona começa em casa. Bem antes do horário da celebração é preciso preparar o banho, a roupa dos pequenos, assim como a malinha de passeio, que deve conter de comidinhas e bebidas ao brinquedo que eles mais gostam. No carro também é aquela luta. Para colocar a criança na cadeirinha é um sufoco. E, quando há mais de um filho, essa é a hora da briga.  Mas a “hora do terror” mesmo é a chegada na igreja. Incrível como o ambiente da Casa do Pai mexe com a imaginação das crianças. A maioria delas não para quieta. É um corre pra cá, corre pra lá… Sem contar os gritos…

É tanta trabalheira que, muitas vezes, os pais desanimam. Alguns até desistem de ir à Missa todos os domingos. Muitos até acham que não conseguem rezar como deveriam, pois todas as atenções estão voltadas aos pequenos.

 

Porém, nunca devemos deixar de ir à Missa por causa das bagunças dos nossos filhos. Devemos acostumá-los a cumprir esse preceito católico, pois isso faz parte da formação religiosa das crianças.

Aprenda 11 passos para ir a Missa com crianças. Anote aí:

1. Faça da missa dominical uma rotina completamente previsível, sempre no mesmo horário, sempre na mesma igreja.

2. Evite horários de sono e próximos das refeições, pois crianças com fome ou sono tornam-se mais irritadas.

3. Oferecer pipoca, bolacha, bala, e permitir brinquedos durante a Santa Missa proporcionam um mau hábito as crianças, dificultando o seu entendimento sobre o valor da missa e a virtude da ordem.

4. Utilizar o recurso de um único brinquedo silencioso para crianças menores de 2 anos, pode colaborar em situações mais difíceis, mas deve ser evitado.

5. Pipoca, sorvete e balas, podem ser negociados após o término da Santa Missa, e podem até tornar-se uma rotina desejada pelos pequenos.

6. Andar não é falar, até 2 anos e meio aproximadamente algumas crianças ainda são inquietas, distraí-las caminhando no fundo da igreja pode ajudar, mas estas já são capazes de compreender o silêncio.

7. Após os 3 anos de idade as crianças são capazes de se manter sentadas em seu lugar, com poucas exceções.

8. Evite sentar próximo de outras crianças.

9. Quanto mais silenciosa é a missa, melhor é a compreensão da criança sobre seu silêncio, evite missas com abusos litúrgicos.

10. Dê preferência a igrejas com adornamentos e condições de reverência, as crianças compreendem onde estão se o meio exterior reflete as necessidades interiores. Igrejas modernistas esvaziam o sentido de sacralidade, e as crianças captam facilmente esta linguagem. Faça o teste, e considere mudar de Igreja.

11. Converse com a criança sobre como deve ser seu comportamento na missa. Converse antes de ir à missa, na porta da Igreja e quando se acomodarem em seus lugares. Seja específico e explique quais são as etapas, orientações vagas como dizer “preciso que se comporte” não fazem sentido para crianças pequenas. Não esqueça de elogiar seu bom comportamento e também o faça de forma específica.

(Fonte: pt.aleteia.org)

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X